Como doar ovulos
É muito mais fácil do que te imaginas! Detalhamos continuadamente as 5 etapas da doação de óvulos.
A entrevista informativa
Na tua primeira vinda à consulta, depois de receberes uma explicação sobre os procedimentos, a nossa equipa, fará uma breve entrevista sobre a tua história clínica pessoal. Nessa altura explicaremos em detalhe como é o processo de doação e esclareceremos todas as tuas dúvidas. Este primeiro momento é informativo e serve para tomares a tua decisão livremente.
Uma vez esclarecidas todas as dúvidas e se decidires iniciar o processo IVI DOA, deverás preencher um questionário e um consentimento. E começaremos nessa altura o processo de doação de óvulos.
Exames médicos
Depois da entrevista informativa, o processo inicia-se com a realização de uma avaliação psicológica e exames médicos para confirmar que estás bem de saúde e que não te expões a nenhum risco médico. Nas clínicas IVI DOA a tua saúde está em primeiro lugar.
Os exames realizados são:
- Ecografia: Realizaremos uma ecografia ginecológica para confirmar que está tudo bem com o útero e os ovários para a realização da doação.
- Análise de sangue: Com uma pequena amostra de sangue podem-se excluir doenças ou infeções que possas ter.
- Cariótipo: Descreve o número e a forma dos teus cromossomas.
- Análise genética: analisam-se mais de 600 possíveis doenças genéticas e excluem-se possíveis doenças nos teus genes.
Todos estes exames são gratuitos e podem ajudar a conhecer-te melhor para quando queiras ser mãe.
Estimulação
Quando tivermos os resultados das análises, o passo seguinte é fazer a estimulação ovárica.
Este processo dura entre 10/12 dias e consiste num tratamento hormonal simples para a estimulação dos folículos nos ovários até ao dia da punção.
A estimulação é um tratamento de injeções, que tu mesma farás em casa, mas se preferires poderás vir à nossa clínica para fazer essa aplicação.
Todos os ciclos menstruais há a ovulução com a libertação de um só óvulo. No processo de estimulação ovárica promove-se o crescimento de vários folículos, que se perderiam se nada fosse feito. Por isso neste processo não perdes óvulos nem ficas infértil apenas aproveitamos os óvulos que irias perder.
O tratamento começará com a menstruação. Nessa altura deverás entrar em contacto com a clínica para iniciar o tratamento hormonal e fazer-se o seguimento personalizado com os controlos necessários para avaliar a evolução.
Punção folicular
Passados os 10/12 dias da estimulação ovárica, e quando vejamos que os folículos estejam maduros, virás à clínica IVI para fazer a punção folicular.
A punção folicular é para a extração de óvulos. Realiza-se através de uma ecografia ginecológica via vaginal pelo que não te deves preocupar. É uma intervenção simples que dura cerca de 20 minutos e é feita sob uma pequena sedação para que não te incomode.
Esta intervenção é segura, não tem efeitos secundários e após 2/3 horas, quando a equipa médica confirme que está tudo bem contigo, poderás sair e fazer a tua vida normal, respeitando as indicações médicas. Os médicos estarão disponíveis a todo o momento.
Nas clínicas IVI há mais de 30 anos que realizamos este tipo de procedimentos de forma eficaz, pelo que não te deves preocupar, somos bons profissionais e zelamos pela saúde dos nossos utentes.
Seguimento
Após a punção folicular toda a nossa equipa IVI, que te acompanhou durante o processo, entrará em contacto para confirmar como estás e combinará uma vinda à clínica para o seguimento e verificará que tudo está a evoluir bem.
Em qualquer momento e se necessitares podes entrar em contacto connosco.