Neste tópico vamos tratar de responder à pergunta que se colocam muitas mulheres que querem ter um filho: Como sei quando posso engravidar? Daremos orientações para conhecer o momento da ovulação, como se encontra o espermatozoide com o óvulo, e daremos pequenos conselhos que facilitam a conceção e algumas causas que a impedem.
Tabela de conteúdos
Como saber se estás ovular
Regra geral, a mulher costuma ovular por volta do 14º dia do ciclo menstrual. Mas tendo em conta que nem todas as mulheres têm um ciclo de 28 dias; há mulheres que têm o ciclo menstrual a durar cerca de 35 dias. Neste caso o mais provável é que a ovulação ocorra por volta do 21º dia do ciclo.
Sintomas pelos quais sabes que estás a ovular
- Ligeiro aumento da temperatura corporal. Para te aperceberes desta mudança deves registar a temperatura corporal todos os dias antes de te levantares
- O fluxo vaginal, no momento da ovulação, fica mais claro, uma cor e textura que nos lembra a clara de ovo.
O longo caminho do espermatozoide até ao óvulo
O espermatozoide pode viver entre três e seis dias; por sua vez, o óvulo só tem entre 12 a 48 horas para ser fecundado.
Conhecendo como funciona o ciclo reprodutivo dos casais, os especialistas em fertilidade aconselham que se deve ter relações dois dias antes de ocorrer a ovulação e no dia em que se ovula.
Cinco coisas que podes fazer para engravidar
- Faz amor de forma frequente, mas sem que o mesmo vire rotina. Não deixes nunca que o hábito esfrie esse momento tão especial.
- Bebe o menos possível. É sabido que o álcool reduz a fertilidade.
- Medita, passeia, vai ao cinema. Numa palavra: relaxa.
- Dedica tempo ao teu parceiro. A convivência e as experiencias afetivas são ideais para quem procura formar uma família.
- Cuidado com o tabaco. Entre os muitos efeitos secundários que produz a ingestão das toxinas que se inalam com os cigarros, está a de reduzir as possibilidades de fecundar, tanto no homem como na mulher.
Quatro problemas que causam infertilidade na mulher
Os óvulos são incapazes de amadurecer. A solução neste caso é receber tratamento para a fertilidade e controlar os possíveis problemas com o peso, por excesso ou por defeito.
- Endometriose. É a doença que aparece quando o tecido do útero sai fora do mesmo. A solução para este problema passa muitas vezes pela cirurgia, desbloquear as trompas ou seguir para um tratamento para a fertilidade.
- Ovários poliquísticos. Neste caso os folículos dos ovários não se desenvolvem. As soluções podem ser cirúrgicas, medicação ou alterar os hábitos de vida sedentária.
- Trompas de Falopio obstruidas. Esta anomalia faz com que os espermatozoides fiquem com o caminho até ao óvulo bloqueado.
Conclusão, se queres engravidar procura um especialista para saberes se tens alguma questão médica que o impeça, faz um estilo de vida e dieta saudável e tem relações com o teu parceiro de forma regular, sobretudo nos dias que antecedem a ovulação.