Uma doação de óvulos pode ser realizada por mulheres maiores de idade, em idade fértil, que respondam a alguns critérios básicos de elegibilidade e de saúde física e mental. As doações não têm quaisquer consequências negativas para a dadora. Se estás a pensar realizar uma doação, a tua fertilidade não será afetada. De seguida, explicamos-te tudo o que precisas de saber sobre a doação de óvulos.
Tabela de conteúdos
Com que idade posso doar?
De acordo com a Lei Portuguesa, as mulheres entre os 18 e os 33 anos de idade podem ser dadoras de óvulos.
A idade fértil pressupõe que a candidata a dadora terá óvulos de qualidade e em quantidade suficiente para realizar a doação. Para confirmar que os óvulos têm capacidade de serem fecundados, a dadora precisa de realizar alguns exames iniciais para comprovar que não é portadora de qualquer doença hereditária. Simultaneamente, é realizado um despiste a qualquer infeção sexualmente transmissível.
É necessário preparação?
Para realizar a doação, é necessária uma preparação prévia através da estimulação hormonal. Este processo é sempre necessário, independentemente da idade da dadora, quer esteja no limite inferior do intervalo (18 anos) ou no limite superior (33 anos). Da mesma forma, o impacto da doação na contagem de óvulos da dadora é o mesmo, no sentido em que caso os óvulos não fossem recolhidos nesse mês para a doação, estes seriam desperdiçados. Assim, a reserva de óvulos da mulher que realizou a doação será a mesma com ou sem doação, pois todos os meses as mulheres em idade fértil perdem folículos com óvulos. No caso de uma mulher tomar a pílula contracetiva, não ocorre ovulação, no entanto, existe na mesma um declínio da reserva de óvulos.
Onde posso doar?
Quando decidires realizar a tua doação, podes fazê-lo numa clínica IVI. As clínicas IVI têm mais de 30 anos de experiência na realização deste tipo de procedimento de forma segura e eficaz. Se queres fazer uma doação entra em contacto connosco. Liga para o número gratuito 800 787 787 ou preenche o formulário.
A doação de óvulos na clínica IVI oferece-te várias vantagens:
– Compensação financeira de 886 euros
A tua generosidade e o teu tempo são recompensados, de acordo com o valor estabelecido pela Lei Portuguesa que define a doação de óvulos como um processo voluntário, de carácter benévolo (n.º 3 do Despacho 3192/2017, publicado no Diário da República n.º 75, 2.ª Série, de 17 de abril de 2017), pelo qual a dadora deve ser compensada pelo seu tempo e eventuais despesas, num valor máximo de 886,40 € (calculado de acordo com o dobro do Valor do Indexante de Apoios Sociais em vigor).
– Processo simples e curto
Como preparação para a doação de óvulos, a dadora tem de realizar um processo de estimulação que demora cerca de duas semanas. No final do tratamento, a recolha dos óvulos é simples e eficiente, e demora cerca de 20 minutos. Em apenas 3 horas após a punção podes fazer a tua vida normalmente.
– Seguimento atento
Após realizares a doação através de uma punção folicular, a equipa IVI que te acompanhou durante o processo vai entrar em contacto contigo para saber como estás e para agendar uma visita à clínica para que a equipa médica, que te acompanha desde o início, possa verificar que está tudo a evoluir conforme esperado. Na clínica IVI também estamos disponíveis a qualquer momento e podes entrar em contacto connosco sempre que quiseres.
– Exames médicos e análises gratuitos
Os exames realizados durante o processo de preparação para a doação de óvulos são disponibilizados para que fiques a conhecer todos os teus resultados. Como parte deste procedimento, tens acesso aos resultados de uma ecografia ginecológica para confirmar que está tudo bem com o teu útero e ovários, e acesso aos resultados das análises ao sangue realizadas para despiste de doenças ou infeções. Adicionalmente, podes conhecer os resultados de uma análise genética realizada para excluir a presença de 600 possíveis doenças genéticas e os resultados de um cariótipo, um exame que descreve o número e a forma dos teus cromossomas.
O que tenho de fazer antes da doação?
Antes e durante o processo de doação, podes e deves fazer uma vida normal e saudável. Se tomares medicação contracetiva, tens de parar de tomar a medicação durante o ciclo de tratamento hormonal. Este tratamento de injeção de hormonas faz com que um maior número de óvulos madure. Sem o tratamento, estes óvulos seriam perdidos na mesma, de forma natural.
Enquanto estiveres a realizar o tratamento é aconselhada a abstenção da prática de relações sexuais durante os dias das injeções e até ao regresso da menstruação.
Como faço para doar?
O processo de doação de óvulos nas clínicas IVI é fácil, rápido e seguro.
O primeiro passo é uma consulta de psicologia, para que te sintas confortável e confiante com a tua decisão. Consideramos que o teu bem-estar emocional é tão importante como o teu bem-estar físico.
Na consulta de psicologia respondemos às tuas dúvidas sem qualquer compromisso. O segundo passo é a realização de uma consulta e exames médicos. Todas as consultas e exames realizados são gratuitos.
Se ficares adpta
Após confirmação do teu estado de saúde, o passo seguinte é o processo de estimulação hormonal, que dura entre 10 e 12 dias, para preparar os teus ovários para o dia da punção ovárica. O processo de estimulação consiste num tratamento não invasivo através da injeção de hormonas por baixo da pele da barriga, com um dispositivo que torna o processo simples e essencialmente indolor. Podes realizar o tratamento em tua casa para tua comodidade, mas se preferires, também podes vir à nossa clínica para fazer a aplicação. A punção é a colheita dos óvulos, realizada por via vaginal com sedação local. Este processo é fácil, seguro e indolor.
Em Portugal, a lei permite que cada mulher doe óvulos três vezes ao longo da sua vida. Se estás a pensar doar, contacta o IVI Doa para mais informações.