Tabela de conteúdos
Posso doar e tomar contracetivos?
Uma das dúvidas mais comuns entre as futuras dadoras de óvulos é se o uso de métodos contracetivos é um problema no processo de doação. Naturalmente, os métodos contracetivos têm um propósito antagónico para a doação de óvulos. Enquanto o primeiro é sobre a prevenção da gravidez e a fertilização dos óvulos, o último faz o oposto.
É por isso que passar por um processo de doação implica abandonar os métodos contracetivos, sejam hormonais, orais ou injetáveis. Para que uma mulher possa começar o processo de doação de óvulos, precisa de interromper este tipo de contracetivo momentaneamente (enquanto o processo de doação está a ocorrer).
Métodos contracetivos de barreira e dispositivos intra-uterinos com ou sem hormonas podem continuar a ser usados regularmente. Só é importante informar o médico do método utilizado.
Doar óvulos e tomar contracetivos.
Embora esses tratamentos não afetem a fertilidade da mulher, eles não são compatíveis com o método de estimulação ovárica. Caso a dadora deseje iniciar um processo de doação, ela deve suspender os métodos contracetivos aos quais está a ser submetida. Caso contrário, o processo não poderá ser concluído com sucesso.
Posso então, depois, tomar o contracetivo de novo?
Esses métodos contracetivos podem ser reiniciados após a remoção dos ovócitos, mas antes de o fazer, deves passar primeiro pelo período menstrual. Ou seja, após a extração, a dadora deve aguardar para finalizar o ciclo, antes de retomar o contracetivo novamente…
É importante que as pacientes informem a equipa de especialistas sobre o tipo de tratamento contracetivo que estão a usar e sigam as suas indicações.
Como é o processo de doação?
Se uma paciente deseja iniciar o processo de doação, ela pode começar a etapa de análises e testes e parar temporariamente de usar o seu método contracetivo se este for hormonal, conforme determinado pelo médico.
Se o resultado do teste for positivo e for uma candidata adequada, será necessário eliminar os contracetivos até que a doação seja concluída. No momento em que os ovócitos forem recolhidos com sucesso, pode continuar a toma do seu contracetivo com total naturalidade.
Ter tomado contracetivos anteriormente afeta a doação?
É importante ter em conta que o uso prévio de tratamentos contracetivos hormonais não interfere negativamente no processo de doação. Se uma dadora foi submetida a qualquer forma de tratamento contracetivo antes de iniciar o processo de doação:
- Em nenhum caso terá ovócitos de pior qualidade.
- Se os tiver consumido, poderá doar e ter filhos, mais tarde.
- Na realidade, tudo se desenvolverá de maneira absolutamente natural, como se nunca tivessem sido tomados.
Já sabe porquê doar óvulos e usar contracetivos hormonais é incompatível simultaneamente, mas lembre-se que podes tomar contracetivos antes e depois da doação de óvulos. Se tiveres mais alguma dúvida ou queres saber onde doar óvulos, teremos todo o prazer em ajudar-te ????